O que é Lucro Real ou Lucro Presumido?

A Legislação Tributária estabelece essas duas formas de apuração do lucro para fins de cálculo do Imposto de Renda e da Constituição Social, sobre o lucro das atividades operacionais das empresas:

Lucro Real: os impostos são calculados com base no lucro real da empresa, apurado considerando-se todas as receitas, menos todos os custos e despesas da empresa, de acordo com o regulamento do imposto de renda.

Lucro Presumido: os impostos são calculados com base num percentual estabelecido sobre o valor das vendas realizadas, independentemente da apuração do lucro.

De forma simples, ono lucro real, o imposto é calculado sobre o teu resultado final e liquido, ou seja, sobre o lucro real encontrado pela empresa, no lucro presumido, o lucro é calculado sobre uma porcentagem de presunção (achismo) do governo do teu lucro sobre as tuas receitas, neste caso se você tiver mais despesas do que foi presumido você vai sai ganhando, pois pagou o imposto sobre um lucro menor do que o real.

Lucro Real - Como o próprio nome sugere, o lucro apurado é o real, ou seja, a soma das receitas menos os custos e as despesas irá determinar o lucro. Não havendo a presunção não há a primeira base para o cálculo do IRPJ e da CSLL.

Vale dizer que estes dois impostos incidem nas mesmas alíquotas (15% de IRPJ, e 9% a 12% de CSLL) diretamente sobre o lucro real. Naturalmente, não havendo lucro, não já que se falar em incidências de IRPJ e CSLL.